🦄[#27] Número de novos unicórnios cai 90% em comparação a 2021, mas ainda há otimismo para que novas startups entrem no hall em 2024
Sem dúvidas, o cenário de unicórnios tem mudado, e muito, nos últimos anos. Saiba o que aconteceu e quem podem ser os próximos unicórnios latino-americanos.
QUINTA-FEIRA • 1 de fevereiro de 2024
No Inside VC News dessa semana você vai encontrar:
👉 Quem será a próxima startup unicórnio latino-americana?
👉 VCs continuam apostando em fintechs.
👉 5 tendências tecnológicas para 2024.
Tudo isso em mais ou menos 4 minutos de leitura!
🦄 Quem será a próxima unicórnio latino-americana?
Quando Aileen Lee cunhou o termo unicórnio, em 2013, dificilmente dava para imaginar que este seria um dos patamares mais cobiçados pelas startups.
Com o passar dos anos, principalmente a partir de 2018, esses seres místicos começaram a aparecer também na América Latina — um pouco mais tarde em relação à América do Norte, Ásia e Europa —, fazendo com que a região fosse responsável por 6,12% dos novos unicórnios do mundo em 2019.
O pico da ascensão dessas startups foi em 2021, quando 20 startups latino-americanas entraram para o hall dos unicórnios, sendo 10 delas brasileiras.
De lá para cá, muitas coisas mudaram…
O cenário macroeconômico e internacional não foram dos melhores, os investidores ficaram mais cautelosos e os investimentos desaceleraram, principalmente no late-stage, que teve uma queda de 94,5% no capital levantado no 2º trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com dados do Distrito.
Por isso, não é surpresa dizer que o nascimento de unicórnios também desacelerou drasticamente: comparado a 2021, o número de novos unicórnios caiu mais de 90%.
O cenário de unicórnios em 2023
Na América Latina, só a Pismo chegou a compor o hall de unicórnios em 2023. Em contrapartida, startups como Daki perderam seu status de startups bilionárias e outras empresas, como a Loft, viram seus valuations caírem devido a reavaliações e down rounds sofridos no mercado.
Há esperança para novos unicórnios em 2024?
Dado esse contexto, é de se imaginar que a expectativa de novos unicórnios para esse ano não seja das maiores. Além disso, nos últimos anos, o panorama de unicórnios tem passado por diversas transformações e perdido um pouco de sua relevância.
Mas isso não significa que não haja otimismo por parte do mercado de capital de risco: com a diminuição da taxa de juros na América Latina, o retorno dos investidores internacionais e maiores rodadas para o late-stage, o cenário é um pouco mais animador, embora bastante cauteloso.
🚀 O Distrito mapeou 100 startups latino-americanas aspirantes a unicórnio
O Distrito mapeou 100 startups latino-americanas que estão próximas de atingir o status de unicórnio, mesmo que não seja no ano de 2024.
Também elencamos 12* startups que estão liderando essa corrida na América Latina e trouxemos 4 em primeira mão para essa newsletter. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
* É importante ressaltar que isso não significa que há necessariamente uma ordem de maior ou menor probabilidade dessas startups se tornarem unicórnios. A ordem atribuída a elas, dentro do ranking, foi totalmente randômica.
Escolha do Distrito
Quer conhecer mais sobre os possíveis unicórnios da América Latina? Então preencha a lista de espera e receba o report Corrida dos Unicórnios 2024 em primeira mão! 👇
👀 Pra ficar de olho
VCs não pararam de apostar em fintechs (Tech Crunch)
Apesar dos desafios enfrentados por algumas fintechs, o mercado global de tecnologia financeira está longe de estar em uma crise próxima ao vivenciado por outros setores. Apesar da falta de IPOs recentes, o capital continua fluindo para o setor, que tem se provado o favorito entre VCs.
5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2024 (Distrito)
Nos últimos anos, diversos temas ganharam a atenção do mercado tech. Em 2021 e 2022, o metaverso e a realidade aumentada ganharam os holofotes. Já em 2023, é inegável que a inteligência artificial generativa foi a grande atração do ano. Com isso, surge o questionamento: quais serão as grandes tendências tecnológicas de 2024? Entre elas, se destaca a IA, wearables e tecnologias ligadas ao ESG.